Segundo um levantamento da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias é aposta certa para quem tem uma reserva financeira e deseja investir.

O setor apresentou índices no Nordeste acima da média nacional com um crescimento no faturamento das redes de 14,6% enquanto todo o país bateu a marca média de 10,7%.

Diante deste cenário tão positivo de desempenho e uma perspectiva ainda mais otimista, será realizada a Expo Franquias Nordeste, a feira que veio para por em prática o plano de empreender de investidores de todo o Norte e Nordeste.

Serão mais de 80 franquias expondo no piso L3, no Shopping RioMar Recife, de 24 a 26 de março, das 14h às 22h. Em paralelo, no dia 24 de março, acontece o Congresso de Franquias & Varejo da ABF, das 8h30 às 17h30, no Teatro RioMar, com diversos especialistas do mercado, trazendo temas sobre oportunidades em áreas de gestão, expansão, liderança entre outros ligados ao sistema de Franchising.

Em Pernambuco, o setor de franquias emprega mais de 37 mil pessoas e faturou em 2021 mais de R$ 5,1 bilhões, sendo o setor de saúde, beleza e bem-estar responsável por 32,1% de todo faturamento do Estado, seguido de moda (15,4%) e alimentação – food service (14,5%).

São 4.762 unidades em funcionamento (2021), sendo 23,2% de serviços e outros negócios, 20,2% de saúde, beleza e bem-estar e 15% de moda em Pernambuco.

A exposição da EFN terá uma área de 2 mil m², respeitando todos os protocolos sanitários de feiras de negócios desenvolvido e aprovado pelo Governo de Pernambuco (disponível em https://expofranquiasne.com.br/protocolo-sanitario-efn/). Uma câmera térmica da UM Telecom irá medir a temperatura dos visitantes e verificar automaticamente o uso da máscara. Além disso, os estandes serão higienizados permanentemente pela Ecodesinfect. A expectativa é de público de três mil pessoas durante todos os dias do evento.

A Expo Franquias Nordeste foi a única feira de franquias em 2020 no Brasil e a primeira realizada presencialmente em 2021 do setor no país com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre as marcas já confirmadas, Bob´s, Água de Cheiro, DRYJET, Coxinha no Pote, Estetic 360, Bonaparte, Microlins, Grau Técnico e Unhas Cariocas.

A EFN é a Feira Oficial de Franquias do Norte e Nordeste para empreendedores, profissionais do setor de franquias, fornecedores, franqueados, consultores, entre outros interessados na franchising que queiram novas oportunidades de networking e expansão de empreendimentos. É promovida pela Insight Feiras & Negócios com patrocínio Ouro do Bradesco, prata do Banco do Nordeste, apoio da UM Telecom, RioMar e Sebrae/PE. Os hotéis oficiais são o Marante Executive e o Marante Plaza.

CONGRESSO – Diversos especialistas do mercado no segmento de Franchising participam do Congresso de Franquias & Varejo da ABF – Associação Brasileira de Franchising, no dia 24 de março, das 8h30 às 17h30, no Teatro RioMar. Serão discutidos temas sobre oportunidades em áreas de gestão, expansão, liderança, entre outros. O evento seguirá todos os protocolos de prevenção da Covid-19 e tem a expectativa de público de 300 pessoas.

Quem abre o evento é o diretor ABF Regional Nordeste/ Yes! Cosmetics, Cândido Espinheira, que traz um panorama do franchising brasileiro. As oportunidades, desafios e tendências serão abordadas por Adir Ribeiro, da Práxis Business. Em seguida, uma mesa redonda mediada por Cândido Espinheira recebe Raphael Mattos, da Premiapão, Ana Virgínia Falcão, da Clube Turismo, e Leonardo dos Anjos, da Anjos Colchões, que discutem Liderança e Engajamento em tempos de Transformação.

À tarde, Leonardo Lamartine, do Grupo BHF – Business Hub & Franchising e Grupo Bonaparte, recebe Alysson Andrade, franqueado das marcas Reserva, Osklen, Richards e Chilli Beans; Péricles Modesto, multifranqueado do Boticário, Le biscuit, Kopenhagen e Samsonite; e Sandro Alves, franqueado da Depyl Action. Quem encerra o dia de palestras é Cleber Soares, da Sorridents, que fala sobre A força de um sorriso – A Trajetória de Sucesso da Marca Sorridents.

FRANCHISING TALKS (SEBRAE) – Quem se interessa pelo tema franchising poderá se inscrever em uma das 11 palestras gratuitas realizadas pelo Sebrae/PE. O conteúdo será ministrado por especialistas no modelo de franquias e empresários. Serão várias temáticas que mostrarão como identificar oportunidades de investimento, alcançar o sucesso, aumentar os lucros bem como gerenciar o negócio da melhor forma, além de estratégias digitais e como obter crédito. As palestras acontecem sempre a partir das 16h30.

 

Serviço

EFN Expo Franquias Nordeste

A feira oficial de franquias do Norte e Nordeste

24 a 26 de março no Riomar Shopping, das 14h às 22h

Credencie-se já em expofranquiasne.com.br

 

Congresso de Franquias & Varejo da ABF

24 de março, das 8h30 às 17h30, no Teatro RioMar

 

Franchising Talks

24 de março

16h30 – Como escolher uma franquia? – Cândido Espinheira, fundador e diretor da rede de franquias Yes Cosmetics

17h20 – Como multifranqueados identificam oportunidades para investir – Sandro Alves, multifranqueado e fundador do canal Manual de Franquia

18h10 – Alcançando sucesso com franquias? Aprendendo com o franqueado! – Carlos Pessoa, multifranqueado das marcas Bonaparte, Camarão e Cia, Hering Store e São Braz Coffee e Alysson Andrade, multifranqueado das marcas Reserva, Osklen, Richards e Chilli Beans

 

25 de março

16h30 – Garantias legais no franchising – Louise Dantas de Andrade

17h20 – Passos de um franqueado de sucesso – Maurício Cesar, fundador e CEO da Rede Unhas Cariocas

18h10 – Estratégias digitais alavancando resultados – Rodrigo Costa, expansão e novos negócios da rede Cacau Show

18h40 – Como transformar seu negócio em uma rede de franquia escalável – Leonardo Lamartine, fundador do Grupo BHF – Business Hub & Franchising e presidente do Grupo Bonaparte

26 de março

16h30 – Estratégias digitais – qual o papel da franqueadora e do franqueado na nova forma de fazer negócio? – Fábio Farias, fundador e CEO da rede Love Gifts

17h20 – Segredos de um bom relacionamento entre franqueado e franqueador  – Alexandre Valença, fundador e diretor da rede de franquias DRYJET

18h10 – Tendências no franchising – Leonardo Lamartine, fundador do Grupo BHF – Business Hub & Franchising e presidente do Grupo Bonaparte

18h40 – Crédito para investir em franquias: como obter e utilizar da melhor forma – Pedro Ermírio – superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco