EFN – Expo Franquias Nordeste movimentou R$ 34,5 milhões em novos negócios

O maior encontro do setor de franchising do Norte e Nordeste, a feira EFN – Expo Franquias Nordeste, realizada de 29 a 31 de julho no Riomar, movimentou R$ 34,5 milhões em negócios. Foram 4.120 visitantes, 38% a mais que 2020.

Segundo a organização, devido à lista de espera com 23 empresas, a próxima edição, de 24 a 26 de março de 2022, terá uma área ainda maior. “A EFN 2021 surpreendeu totalmente as nossas expectativas, apesar de ter sido mais difícil realizar o evento este ano em função da pandemia. Trabalhamos a atração de um público qualificado, filtrando os curiosos, o que refletiu na quantidade de rodadas de negócios e nos números altos dessa segunda edição. Já temos empresas renovando para o próximo ano com o quádruplo do tamanho do estande”, afirma o diretor da Insight Feiras & Negócios, Rodrigo da Fonte.

O sentimento de expectativas superadas é compartilhado também pelos expositores. “Confesso que vim preocupado por causa da pandemia, mas fui surpreendido positivamente com o fluxo e demanda. Temos pontos fechados para Sorocaba (SP), Natal, Recife e até mesmo candidatos interessados em abrir unidade fora do país, no Equador. Estou bem feliz”, comenta Maurício César, da Unhas Cariocas, que recebeu ainda interessados do Piauí, Ceará, Alagoas, Paraíba e do interior de Pernambuco. Maurício participou ainda como palestrante contando a sua vivência na formação de quatro marcas.

A segunda edição contou com 55 estandes e mais de 70 marcas com opções de negócios em diversas áreas como alimentação, estética, saúde, educação, imóveis, entre outros, em uma área de 2 mil m². “A feira da retomada demonstrou o quanto o público está ávido por novos negócios, atraindo um público realmente interessado em um ambiente propício para os candidatos a franqueados”, fala Cândido Espinheira, diretor regional Nordeste da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Um dos patrocinadores do evento, o Banco do Nordeste participou com um estande onde foram realizados atendimentos a interessados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba e Alagoas. “Nossa estimativa é de R$ 30 milhões em financiamentos negociados a partir da feira”, afirma o gerente geral do Banco do Nordeste, Enildo Vasconcelos.

O Sebrae/PE realizou nove palestras gratuitas com conteúdo ministrado por especialistas no modelo de franquias e empresários. O multifranqueado Alberto Oyama abordou como aumentar o lucro com mais de uma franquia. “Ser multifranqueado é uma grande oportunidade, mas é preciso se preparar e se planejar, buscar conhecimentos, fazer cursos no Sebrae e participar de eventos como esse é um privilégio, a primeira feira de negócios e oportunidades pós-lockdown.” Ainda de acordo com ele, é preciso avaliar o perfil de quem está por trás da marca. “Na vida, a gente deve escolher com quem queremos fazer negócios.”

Outra palestra muito comentada foi a do fundador da BHF – Branding, Hub & Franchising, Leonardo Lamartine, que foi também um dos maiores expositores da feira com os estandes das empresas de alimentação do grupo e a Estetic360 lançada na primeira edição da EFN. “A hora de investir é essa! Os novos franqueados têm dois ou três meses para escolher o investimento e inaugurar para aproveitar o melhor trimestre da década, de outubro a dezembro.”

Atualmente, 25 novas franquias são abertas no Brasil por dia. “As pessoas estão migrando os recursos financeiros devido à baixa da Selic. O mercado nordestino está muito aquecido e acreditamos que a retomada da economia será diretamente proporcional à vacinação. A feira trouxe esperança e a oportunidade de fazer negócio olho no olho. Entre os setores mais promissores estão construção, tecnologia, serviços, saúde e estética”, finaliza Lamartine.

A EFN seguiu com rigidez o protocolo sanitário de feiras de negócios desenvolvido e aprovado pelo Governo de Pernambuco (disponível em https://expofranquiasne.com.br/protocolo-sanitario-efn/) com a aplicação de medidas preventivas como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e dispensers de álcool em gel. Uma câmera com sensor de temperatura da Um Telecom foi colocada na entrada da feira, além de constante desinfecção dos estandes pela empresa Ecodesinfect.

 

Por: Dhiego Lins