O setor de franquias vem se recuperando pouco a pouco. Depois de sofrer com a pandemia e a paralização dos setores, no terceiro trimestre de 2021, o setor voltou aos mesmos números de crescimento de 2019 e a previsão é de um aumento de 9%, segundo André Friedheim, presidente da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Esse aumento abre margens para especulações sobre quais os segmentos de franquias que devem crescer em 2022. A seguir você confere algumas tendências para esse ano.

O ramo de turismo e hotelaria ocupa o topo da lista. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, realizada pela ABF, o crescimento do segmento no terceiro trimestre de 2021 foi de cerca de 53,1%. Um dos motivos que contribuíram para essa alta foi a paralização nos últimos dois anos, que fez aumentar a procura nesse momento de retomada.

O setor de moda também deve experimentar uma alta devido a demanda represada durante a pandemia. A união entre o físico e o virtual ainda deve se manter com a migração das vendas para o campo virtual. Em paralelo a isso, outros modelos de franquias também surgiram durante os últimos anos, como é o caso das lojas mais compactas e a instalação em cidades menores, como o interior.

Outro segmento que também tem crescido exponencialmente é o das micro franquias: apenas no segundo semestre de 2021, elas apresentaram uma alta de 10% em relação ao ano passado. E dentro desse segmento se destacam as Home based, que são as franquias que não necessitam de um espaço físico, permitindo que o franqueado possa trabalhar dentro da própria casa. Segundo o coordenador da comissão de micro franquias da ABF, Felipe Buranello, dentro das dez maiores redes em número de unidades, 60% trabalham com o modelo de Home ased. Esse modelo de negócio permite que o franqueado invista pouco e opere à baixos custos em alguns segmentos do negócio, como em limpeza e estrutura.