Guia: Quero ser um franqueado. E agora?

Você já tomou a decisão de abrir sua franquia, mas não sabe como seguir em frente com o projeto?

Preparamos um passo a passo para que você escolha a franquia ideal para seu estilo de trabalho e faça sucesso no mundo do franchising!

E, caso não tenha certeza ainda sobre o modelo de negócio franqueado, clique aqui e saiba as vantagens das franquias 😉

Definindo o investimento

Primeiro, é importante que você defina o quanto está disposto a investir no novo negócio. Um dado importante é que o empreendedor deve escolher marcas cujo investimento total seja no máximo de 80% do seu capital, para que o restante seja reservado para emergências pessoais e possíveis imprevistos profissionais.

Mas isso não é problema para quem não tem muito dinheiro guardado. Hoje em dia, mais do que nunca, existem inúmeras opções de franquias que exigem baixo investimento nas mais diversas áreas de atuação.

Escolhendo o segmento

Em seguida, é essencial para o sucesso do empreendedor que ele escolha bem em que segmento quer atuar. Para isso, devem ser considerados fatores como aproximação com o tema, adaptação ao trabalho e o desempenho do setor no mercado. Confira a seguir uma tabela de dados colhidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) que mostra o percentual de presença de cada setor no terceiro trimestre de 2020:

Alimentação

24,7%

Saúde, Beleza e Bem-estar

20,3%

Serviços e Outros Negócios

17,4%

Moda

11,1%

Hotelaria e Turismo

2,7%

Serviços Educacionais

6,4%

Casa e Construção

8,1%

Serviços Automotivos

3,7%

Comunicação, Informática e Eletrônicos

3,5%

Avalie seu próprio perfil empreendedor, à procura de indicativos sobre em que setor você gostaria de atuar. Muitas pessoas gostam de consumir produtos de turismo, por exemplo, mas não se enxergam trabalhando no setor. Considere os assuntos com os quais você pode trabalhar todos os dias, aos quais gostaria de se dedicar. Além do desempenho do setor, é essencial que a escolha do segmento no qual atuar seja guiada por uma boa pesquisa.

Escolhendo a franquia ideal

Afunilando ainda mais a escolha, dentro dos segmentos há empresas líderes e outras que estão em ascensão.
Feiras de negócios são locais ideais para a procura por franqueadores, além de pesquisas online.

Para escolher em que apostar ao empreender, é recomendado um sistema de eliminação.

Ao riscar opções nas quais você não gostaria de atuar, selecione suas favoritas e faça uma pesquisa extensa por informações sobre o franqueador, suas condições de trabalho, o sistema de suporte da empresa, seus pré-requisitos e outras unidades, com as quais você pode reunir conselhos construtivos.

Localização da loja

Quando tudo estiver planejado, é imprescindível a escolha correta da localização onde sua unidade se estabelecerá. Será necessário procurar por opções na sua região, considerando a existência de outras unidades, apelo ao público, e disponibilidade de imóveis no local.

Oficializar sua unidade

Finalmente, chegou a hora de tirar tudo do papel! Com seus planos prontos, é importante que tenha em mente o processo geralmente utilizado por franqueadores para a seleção de novos franqueados:

  • Cadastro do candidato é feito e analisado
  • Solicitação de referências
  • Entrevista pessoal
  • Apresentação detalhada do negócio
  • Análise de perfil do candidato
  • Segunda entrevista do candidato, com profissionais da empresa
  • Aprovação ou reprovação

Após sua aprovação, é recebida a “Circular de Oferta de Franquia” e feita a oferta de contrato.

Financiamento

Por fim, é importante salientar que muitos empreendedores não têm condições suficientes para todas as etapas da aquisição de uma franquia, e por isso existem condições especiais de crédito e financiamento oferecidas por bancos e pela própria franqueadora. Por isso, é essencial que o candidato converse com donos de outras unidades da franquia de interesse e com instituições financeiras.

CONFIRA ALGUMAS FRANQUIAS EXPOSITORAS EFN

.

Quer falar com a franquia desejada pessoalmente e fechar negócio com condições especiais de feira, além de condições especiais do nosso banco parceiro?

CREDENCIE-SE GRATUITAMENTE NA EFN

Ainda tem dúvida se deve investir
numa franquia?

Confira as vantagens de se inserir no mercado do franchising, e suas facilidades.

CONFIRA AQUI